Quase nove milhões de eleitores não votaram nas eleições gerais de 9 de outubro
Os resultados parciais das eleições gerais realizadas em 9 de outubro já estão disponíveis em nível provincial, revelando uma alta taxa de abstenção entre os eleitores.
De acordo com dados divulgados pelos órgãos eleitorais, dos mais de 17 milhões de eleitores inscritos, aproximadamente 9 milhões optaram por não comparecer às urnas.
A província de Nampula, maior círculo eleitoral do país, registrou o maior número de abstenções, com mais de 2 milhões de eleitores ausentes, representando cerca de 17% do total. Além disso, a província também teve um número significativo de votos em branco, somando 52 mil.
Zambézia, segunda maior província, também apresentou números semelhantes, com cerca de 2 milhões de eleitores não votando e 45 mil votos em branco. Já em Cabo Delgado, 925 mil pessoas não participaram do pleito, e foram contabilizados 35 mil votos em branco e 18 mil votos anulados.
Nas províncias de Maputo, Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Niassa, as abstenções variaram entre 570 mil e 630 mil eleitores. A província de Manica, no entanto, destacou-se no número de votos nulos, com 54 mil casos, o maior índice do país.
Esses dados levantam preocupações sobre a participação eleitoral e o nível de engajamento dos cidadãos no processo democrático. Leia Mais...