Venâncio Mondlane é intimado pela Procuradoria Geral da República
O Ministério Público intimou nesta terça-feira o candidato presidencial Venâncio Mondlane por supostas práticas que violam a Constituição e as leis eleitorais de Moçambique. A intimação segue uma série de alegações de incitação à desordem pública e desrespeito às instituições do Estado, conforme comunicado divulgado pelo órgão.
De acordo com o documento, Mondlane teria promovido "agitação social, desobediência pública e desinformação", além de se autoproclamar presidente antes da validação oficial dos resultados eleitorais. O comunicado destaca que tais ações vão contra a postura exigida de um candidato à Presidência, que deveria zelar pelo respeito às instituições legalmente constituídas.
Mesmo após notificações anteriores, o candidato continua a incitar a população à violência, segundo o Ministério Público, o que agrava ainda mais a sua situação.
Além disso, Mondlane teria divulgado resultados não confirmados pelas autoridades competentes, o que contraria as regras eleitorais.
A Comissão Nacional de Eleições tem até o dia 25 de outubro para divulgar os resultados finais das eleições gerais realizadas no início deste mês. Leia Mais...
Tags
. Nacional