Kais Saied reeleito presidente da Tunísia com ampla maioria
Kais Saied foi reeleito presidente da Tunísia com 90,7% dos votos nas eleições realizadas no domingo, conforme anunciou a Autoridade Eleitoral Independente (Isie). A votação teve uma taxa de participação de apenas 28,8%, o que representa a maior abstenção desde a instauração da democracia no país, em 2011.
Os outros candidatos, Ayachi Zammel e Zuhair Maghzausi, obtiveram 7,35% e 1,97% dos votos, respectivamente. Maghzausi é o líder do Movimento Popular (Echaab) desde 2013, após o assassinato de Mohamed Brahmi, uma figura proeminente da esquerda tunisina. Já Zammel, à frente do partido liberal Azimun, esteve preso durante toda a campanha eleitoral.
Embora a Tunísia seja vista como um dos raros exemplos de sucesso democrático após a "Primavera Árabe" de 2011, o país tem enfrentado nos últimos anos um retrocesso nos direitos e liberdades.
Críticos atribuem esse cenário a Kais Saied, comparando-o ao ex-presidente Zine el Abidine ben Ali, que governou de 1987 até a revolução de 2011. Leia Mais...
Tags
.Internacional