Governo da República transfere 45 milhões de euros para compensar prejuízos do furacão Lorenzo nos Açores
O Governo da República anunciou a transferência de 45 milhões de euros para a Região Autónoma dos Açores, como parte da compensação pelos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, que atingiu o arquipélago em outubro de 2019. Esta verba faz parte de um montante total de 73,7 milhões de euros destinados à recuperação das áreas afetadas.
A decisão, oficializada em despacho do primeiro-ministro e que será publicada em breve no Diário da República, visa cobrir parte dos prejuízos estimados em 313,3 milhões de euros, especialmente em infraestruturas portuárias e habitacionais. A transferência deverá ocorrer até o final do ano, completando um processo iniciado com adiantamentos anteriores, que incluíram 20 milhões de euros em 2019, 1,5 milhões em 2021 e sete milhões em 2023.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou o empenho do primeiro-ministro Luís Montenegro em resolver uma dívida pendente desde 2021, destacando a rapidez com que a atual administração agiu.
Além desta transferência, o Governo da República aumentou o financiamento para a obra do porto das Flores em 19 milhões de euros, elevando o total para 217 milhões, através do Programa de Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030. Leia Mais...
Tags
.Internacional