Amnistia Internacional Denuncia Mortes em Protestos na Nigéria

Amnistia Internacional Denuncia Mortes em Protestos na Nigéria


A Amnistia Internacional alertou para a morte de pelo menos 13 manifestantes durante protestos contra a crise econômica na Nigéria, que se tornaram violentos em vários estados do país.

As autoridades confirmaram a morte de quatro pessoas devido à explosão de uma bomba e relataram a detenção de centenas de indivíduos durante as manifestações. Isa Sanusi, diretor da Amnistia Internacional na Nigéria, afirmou que a organização verificou as mortes reportadas inicialmente por testemunhas, familiares das vítimas e advogados.

Segundo a polícia nigeriana, mais de 300 manifestantes foram detidos e o recolher obrigatório foi imposto nos estados de Kano e Katsina, no norte do país, após a pilhagem de bens públicos. Durante os confrontos, um agente da polícia também foi morto e vários outros ficaram feridos.

Os protestos foram desencadeados pela escassez de alimentos, com manifestantes acusando o governo de má gestão. Enquanto isso, funcionários públicos nigerianos, frequentemente acusados de corrupção, continuam entre os mais bem pagos da África, em contraste com a extrema pobreza que afeta grande parte da população.

Os manifestantes, empunhando cartazes e bandeiras da Nigéria, exigiam a restauração dos subsídios ao gás e à eletricidade, suspensos como parte de um pacote de reformas do governo que, em vez de fortalecer a economia, resultou no aumento dos preços dos produtos básicos. Leia Mais...

Leia Também:

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores