O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reafirmou que os Estados Unidos não devem se envolver nos problemas internos da Venezuela. Segundo Maduro, "é o povo soberano que governa a Venezuela, que escolhe e decide seu futuro". Essas declarações foram feitas durante uma transmissão pelo canal estatal VTV.
A administração dos EUA, por meio de um comunicado da secretária de Estado, afirmou ter concluído, com base em "provas esmagadoras", que González Urrutia foi o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela.
O Secretário de Estado, Antony Blinken, destacou que a contagem de votos apresentada pela oposição, liderada por María Corina Machado, representa 80% das assembleias de voto e demonstra que González Urrutia "recebeu a maioria dos votos com uma margem insuperável".
Blinken enfatizou que essas contagens foram "recebidas diretamente das assembleias de voto em toda a Venezuela" e estão de acordo com as sondagens e as conclusões dos observadores independentes. Ele acrescentou que desde o dia das eleições, os EUA têm consultado intensamente parceiros e aliados globais, e nenhum país concluiu que Nicolás Maduro obteve a maioria dos votos.
A oposição venezuelana, com base em editais obtidos de forma independente, determinou que Edmundo González conquistou cerca de 70% dos votos, enquanto Nicolás Maduro recebeu aproximadamente 30%. Leia Mais...
Leia Também:
Fonte: O País
Tags
.Internacional