Ameaças aos juízes do Conselho Constitucional refletem insegurança e sofrimento social em Moçambique
Analistas do programa Noite Informativa, exibido pela Stv Notícias, alertaram nesta segunda-feira sobre as ameaças feitas aos juízes do Conselho Constitucional.
Segundo eles, essa situação reflete tanto o sofrimento diário dos moçambicanos quanto os graves problemas de segurança que o país enfrenta.
O sociólogo Hélder Jauana destacou que essas ameaças indicam uma sociedade polarizada e marcada por práticas de intimidação.
Estamos a construir uma sociedade de gangsters, onde discordar pode custar a vida, afirmou Jauana, enfatizando que o próximo governo terá o desafio de reconciliar a sociedade moçambicana.
Por sua vez, Alberto da Cruz apontou que até figuras altamente protegidas, como o Presidente da República, têm sido alvo de ameaças, o que revela o agravamento da violência e a fragilidade da segurança pública.
Segundo ele, o espaço público em Moçambique ficou perigoso, e isso enfraquece as instituições democráticas.
Ambos os analistas concordaram que é urgente restabelecer a paz e garantir que os órgãos do Estado possam atuar sem intimidações, promovendo a estabilidade política e social necessária para o futuro do país. Leia Mais...
Tags
.Sociedade
ameaças aos juízes
Conselho Constitucional
insegurança em Moçambique
polarização social
reconciliação nacional
violência em Moçambique