UE Apela ao G7 para Cumprir Compromisso de Empréstimo à Ucrânia

UE Apela ao G7 para Cumprir Compromisso de Empréstimo à Ucrânia

UE Apela ao G7 para Cumprir Compromisso de Empréstimo à Ucrânia

Os líderes da União Europeia (UE) instaram o G7 a honrar o compromisso de um empréstimo de 45 mil milhões de euros à Ucrânia, acordado em junho de 2024, para apoiar o país em sua luta contra a invasão russa.

A solicitação foi feita durante a cimeira do Conselho Europeu, onde os 27 países membros sublinharam a importância de concretizar as promessas de envio de armamento para Kiev.

O empréstimo, que faz parte de um pacote de assistência macrofinanceira, será disponibilizado até o final de 2024, com desembolsos previstos até o final de 2025. Cerca de 35 mil milhões de euros deste montante serão cobertos por receitas de ativos congelados do Banco Central da Rússia, fruto das sanções impostas ao país.

A UE também destacou que a entrega de um milhão de munições de artilharia, prometida até o final deste ano, ainda está em atraso, com apenas 500 mil munições entregues até agora.

Os aliados ocidentais têm apoiado a Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, com auxílio financeiro e militar, além de sanções direcionadas a setores chave da economia russa, na tentativa de reduzir a capacidade de Moscovo de financiar seu esforço de guerra. Leia Mais...

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores