ONU Denuncia Uso de Violência Sexual como Punição a Civis em Conflito no Sudão
Em meio à guerra civil no Sudão, a Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou o uso de violência sexual coletiva como forma de punição e intimidação contra civis. Segundo relatório divulgado pela organização, os abusos, considerados assombrosos, têm sido relatados desde o início do conflito em abril de 2023.
O presidente da missão de investigação da ONU, Mohamed Chande Othman, apontou principalmente as Forças de Apoio Rápido (RSF), comandadas pelo ex-vice-presidente Mohamed Hamdan Daglo, como responsáveis por graves violações de direitos humanos, incluindo sequestros de mulheres. A guerra opõe o exército sudanês, liderado pelo governante Abdel Fattah al-Burhan, às forças paramilitares RSF.
A crise no Sudão já deixou milhões em situação de fome e está entre as maiores emergências humanitárias do mundo. O relatório aponta que tanto o exército quanto as RSF praticaram violações dos direitos humanos e do direito internacional, que podem configurar crimes de guerra e contra a humanidade. Leia Mais...
Tags
.Internacional