FMI Libera Mais de 1 Bilhão de Euros para Apoiar a Ucrânia em Meio à Guerra
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta sexta-feira a liberação de mais 1,1 bilhões de dólares (cerca de 1 bilhão de euros) em auxílio financeiro para a Ucrânia. Este montante faz parte da quinta revisão de um programa de apoio que teve início em março de 2023, em resposta aos impactos da invasão russa.
Até o momento, a Ucrânia já recebeu 8,7 bilhões de dólares (aproximadamente 8 bilhões de euros) dos 15,6 bilhões de dólares previstos no plano de ajuda. O total faz parte de um pacote internacional de 122 bilhões de dólares (cerca de 112 bilhões de euros), aprovado com o objetivo de fortalecer a economia ucraniana em meio à devastação causada pela guerra.
A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, elogiou o desempenho do governo ucraniano no cumprimento dos compromissos do programa. "Todos os critérios de desempenho foram atendidos, e as metas de setembro estão sendo cumpridas com sucesso", destacou Georgieva. Contudo, ela alertou que os ataques russos às infraestruturas energéticas ucranianas continuam a representar uma séria ameaça à recuperação econômica do país.
Além da ajuda financeira, o governo ucraniano recentemente firmou um acordo para reestruturar parte de sua dívida externa, totalizando 20 bilhões de dólares (18,4 bilhões de euros).
A medida, considerada essencial pelo FMI, deve aliviar o peso da dívida nos próximos anos, permitindo que a Ucrânia foque em despesas prioritárias e no crescimento econômico. Leia Mais...
Tags
.Internacional