Fenômeno 'La Niña' pode reduzir crescimento econômico de Moçambique em 2025

Fenômeno 'La Niña' pode reduzir crescimento econômico de Moçambique em 2025

Fenômeno 'La Niña' pode reduzir crescimento econômico de Moçambique em 2025

O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique prevê que o fenômeno climático 'La Niña' poderá reduzir o crescimento da economia moçambicana em 0,7 pontos percentuais em 2025. Esta é a quarta vez consecutiva que o governo apresenta dados sobre o impacto de eventos climáticos no desempenho econômico do país.

De acordo com um relatório do ministério sobre os riscos fiscais para o próximo ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, inicialmente projetado para crescer 4,7%, pode ser afetado pelas condições climáticas adversas esperadas entre outubro de 2024 e março de 2025. 

O governo estima que o crescimento potencial real fique 0,7 pontos percentuais abaixo da capacidade prevista, devido à influência da 'La Niña', que deve provocar chuvas acima do normal nas regiões centro e sul do país.

O documento também aponta que, em 2023, desastres naturais como o ciclone Freddy e a tempestade Filipo retiraram 2,3 pontos percentuais do crescimento do PIB. Em anos anteriores, Moçambique já havia sofrido perdas similares devido a fenômenos climáticos, com 4 pontos em 2022 e 4,7 pontos em 2021.

A previsão de transição do 'El Niño' para 'La Niña' é motivo de preocupação, dado que Moçambique é um dos países mais afetados pelas mudanças climáticas, enfrentando regularmente ciclones tropicais e inundações.

A temporada chuvosa de 2018/2019, por exemplo, foi uma das mais severas já registradas, com os ciclones Idai e Kenneth resultando em 714 mortes.

No início de 2023, o ciclone Freddy e as chuvas intensas causaram 306 mortes, afetaram mais de 1,3 milhões de pessoas e destruíram milhares de casas e infraestruturas, segundo dados oficiais. Leia Mais...

Fonte: observador

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores