Fenômeno 'La Niña' pode reduzir crescimento econômico de Moçambique em 2025
O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique prevê que o fenômeno climático 'La Niña' poderá reduzir o crescimento da economia moçambicana em 0,7 pontos percentuais em 2025. Esta é a quarta vez consecutiva que o governo apresenta dados sobre o impacto de eventos climáticos no desempenho econômico do país.
De acordo com um relatório do ministério sobre os riscos fiscais para o próximo ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, inicialmente projetado para crescer 4,7%, pode ser afetado pelas condições climáticas adversas esperadas entre outubro de 2024 e março de 2025.
O documento também aponta que, em 2023, desastres naturais como o ciclone Freddy e a tempestade Filipo retiraram 2,3 pontos percentuais do crescimento do PIB. Em anos anteriores, Moçambique já havia sofrido perdas similares devido a fenômenos climáticos, com 4 pontos em 2022 e 4,7 pontos em 2021.
A previsão de transição do 'El Niño' para 'La Niña' é motivo de preocupação, dado que Moçambique é um dos países mais afetados pelas mudanças climáticas, enfrentando regularmente ciclones tropicais e inundações.
A temporada chuvosa de 2018/2019, por exemplo, foi uma das mais severas já registradas, com os ciclones Idai e Kenneth resultando em 714 mortes.
No início de 2023, o ciclone Freddy e as chuvas intensas causaram 306 mortes, afetaram mais de 1,3 milhões de pessoas e destruíram milhares de casas e infraestruturas, segundo dados oficiais. Leia Mais...
Fonte: observador
Tags
.Economia