Igreja Católica Pode Suspender Padre Candidato pelo MDM em Nampula
A Igreja Católica em Nampula ameaça impor sanções severas ao padre Fernão Magalhães Raúl, que decidiu candidatar-se ao cargo de governador provincial pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Até recentemente, o padre Raúl liderava a paróquia de Cazuzu, mas optou por trocar o púlpito pela arena política, tornando-se cabeça-de-lista do MDM em Nampula.
Em um comunicado datado de 28 de agosto de 2024, o arcebispo da Diocese de Nampula, Dom Inácio Saure, esclareceu que a decisão do padre de se candidatar ao governo provincial foi tomada sem o conhecimento ou aprovação da hierarquia eclesiástica, o que contraria as normas do Código de Direito Canônico, que proíbe clérigos de exercerem cargos políticos que envolvam poder civil.
Após tomar conhecimento da candidatura através das redes sociais, o arcebispo convocou o padre Raúl para discutir a situação, aconselhando-o a retirar sua candidatura. O padre, no entanto, solicitou uma dispensa temporária de dois anos do ministério sacerdotal, mas tanto o pedido verbal quanto o escrito foram negados pela Igreja.
Diante da recusa do padre Raúl em desistir da candidatura, a Igreja Católica alertou que ele poderá enfrentar a suspensão a divinis, o que o proibiria de exercer atos decorrentes das ordens sagradas. Caso persista, ele poderá até mesmo perder o estado clerical, embora isso não signifique excomunhão, mantendo-se como membro da Igreja, mas sem funções ministeriais. Leia Mais...
Fonte: Folha de Maputo
Deixa e procura uma esposa e nasce
ResponderEliminar