Sindicato Apela por Cobertura Eleitoral Imparcial e Responsável
O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) apelou aos profissionais de comunicação social e seus respectivos órgãos para que realizem uma cobertura eleitoral imparcial e responsável, em conformidade com o Código de Conduta, Ética e Deontologia Profissional. Esse apelo ocorre no início da campanha eleitoral, que terá início neste sábado e se estenderá por 45 dias, incluindo dois dias de reflexão, culminando na votação e apuração dos resultados.
O SNJ destaca a importância de que os jornalistas sigam rigorosamente o Código de Conduta de Cobertura Eleitoral, elaborado em conjunto com o MISA-Moçambique e editores de diversos órgãos de comunicação social do país. O sindicato também reafirma o direito constitucional dos jornalistas de se filiarem a partidos políticos, lembrando a necessidade de solicitarem dispensas antecipadas para evitar conflitos de interesse.
Além disso, o SNJ solicita que partidos políticos, grupos de cidadãos concorrentes e candidatos compartilhem suas agendas de campanha eleitoral com antecedência, facilitando assim o planejamento e a execução do trabalho jornalístico de forma eficiente. Leia Mais...
Fonte: Notícias Online
Tags
.Política