Ministério dos Transportes Desmente Concessão do Porto de Nacala ao Malawi
O Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique negou as especulações sobre a concessão do Porto de Nacala ao Malawi. A instituição esclareceu que o acordo em questão se refere à criação de um porto seco em Muchilipo, a cerca de 15 quilômetros do Porto de Nacala, destinado ao acondicionamento de carga do país vizinho.
Cláudio Zunguza, Secretário Permanente do Ministério, explicou que o projeto não envolve a concessão do porto, mas sim um processo de cooperação que visa melhorar a logística e a eficiência no transporte de carga para o Malawi. O plano ainda depende de um estudo de pré-viabilidade que determinará a viabilidade técnica do projeto, incluindo a possível instalação de sistemas de transporte de carga líquida.
Zunguza destacou ainda que o desenvolvimento dos corredores de Nacala, Beira e Maputo é crucial para impulsionar a economia nacional e regional, com esforços voltados para tornar esses corredores mais competitivos e eficientes.
O esclarecimento foi feito durante um evento na FACIM 2024, realizado no distrito de Marracuene, província de Maputo, que debateu o papel das infraestruturas no desenvolvimento econômico. Leia Mais...
Fonte: O País