Milícias na Líbia Encerram Conflitos Armados: Paz Temporária Estabelecida

Milícias na Líbia Encerram Conflitos Armados: Paz Temporária Estabelecida


O Conselho de Notáveis da região de Qarabulli, no oeste da Líbia, informou neste domingo que os confrontos armados entre milícias em Tajura, no distrito de Trípoli, chegaram ao fim. Os conflitos, que resultaram na morte de nove pessoas, foram motivados por disputas territoriais e de influência entre grupos armados.

A missão da ONU na Líbia (UNSMIL) expressou sua preocupação com o uso de armas pesadas em áreas densamente povoadas durante os confrontos e condenou a violência. A Universidade de Trípoli, que havia suspendido suas aulas devido aos combates, anunciou que retomará as atividades na segunda-feira, após a evacuação de mais de 60 famílias das áreas afetadas.

A embaixada dos Estados Unidos na Líbia também condenou a violência em Tajura e elogiou os esforços para aliviar as hostilidades, ressaltando a necessidade urgente de unificar as forças de segurança líbias para atender aos interesses nacionais.

A Líbia permanece dividida entre a parte ocidental, controlada pelo Governo de Unidade Nacional (GNU) de Abdelhamid Dbebiba, e a parte oriental, sob o comando do marechal Khalifa Haftar. As milícias que surgiram após a queda de Muammar Kadhafi, há mais de uma década, agora integram os aparelhos de segurança do país e, na região controlada pelo GNU, frequentemente disputam poder e território.

Reuniões estão em andamento na sede do Conselho de Qarabulli, com a participação de líderes armados e xeques de várias localidades, incluindo Tripoli, Tajura, Misrata, Zliten e Qasr al Akhiar. O objetivo dessas reuniões é consolidar a reconciliação e estabelecer um cessar-fogo duradouro. Leia Mais...


Leia Também:

Fonte: DW

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores