Higiene e Segurança no Trabalho

Resumo sobre a higiene e segurança no trabalho


O que é higiene e segurança?

A higiene e a segurança são duas actividades que têm o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa.

A higiene no trabalho visa combater, o ponto de vista não médica, as doenças profissionais. Identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, com o objectivo de eliminar e reduzir os riscos profissionais: Condições inseguras do ambiente, trabalhandores a utilizarem medidas preventivas.


Acidentes de trabalho
O acidente é um acontecimento imprevisto, casual, que resulta no ferimento, dano, estrago, morte, prejuízo e avaria. Geralmente é o resultado de uma combinação de factores, entre os quais se destacam as falhas humanas e falhas matérias.

Redução dos riscos de acidente
Os acidentes podem ser evitados com a aplicação das medidas específicas de segurança.

As prioridades são: 
  1. Eliminação do risco: Isso significa torna-lo definitivamente inexistente. como por exemplo: Se uma escada com piso escorregadio apresenta um sério risco de acidente. poderá ser eliminado com um piso antiderrapante.
  2. Neutralização do risco: O risco existe, mas pode ser controlado e evitando são utilizadas na improbilidade temporárias ou definitiva  da eliminação de um risco. por exemplo: As partes móveis de uma máquina como polias, engrenagens, correias, entre outras, devem ser neutralizadas com anteparos de proteção, uma vez que essas peças das máquinas não podem ser simplesmente eliminadas.
  3. sinalização do risco: é a medida que deve ser tomada quando não é possível eliminar ou isolar o risco. por exemplo: As máquinas em manutenção devem ser sinalizadas com placas de advertência, os locais onde é proibido fumar devem ser devidamente sinalizado.


Equipamentos de proteção coletiva (EPC)
As medidas de proteção coletiva, através dos equipamentos de proteção coletiva, têm prioridade, uma vez que beneficiam a todos, os trabalhadores indistintamente.

Os EPC devem ser mentindos nas condições que os especialistas em segurança estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer anomalia.

Alguns exemplos de aplicação dos EPC:
  • Sistema de exaustão que elimina gases, vapores ou poeira contaminantes do local de trabalho;
  • Enclausuramento de máquina ruidosas as para livar o ambiente do ruído excessivo;
  • Cabo de segurança para conter equipamentos suspensos e sujeitos a esforço, caso venham a desprender-se;
  • Comando biamanual que mantém as mãos ocupadas fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma máquina.
Quando não for possível adoptar medidas de segurança de ordem geral, para garantir a proteção contra os riscos de acidentes e doenças profissionais, devem ser utilizados os equipamentos de proteção individual, conhecido pela sigla EPI.


Equipamentos de proteção individual (EPI)
São considerados equipamentos de proteção individual todos os dispositivos de uso pessoal destinado a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador.

   Os EPI não evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com os EPC. Apenas diminuem ou evitam lesões que podem decorrer de acidentes.

Alguns exemplos de EPI:

Capacete de segurança conta os impostos, perfurações, acção dos agentes metrológicos.

Óculos contra impactos, que evitam a cegueira total ou parcial e a conjuntivite. Utiliza-se nos trabalhos onde existe o risco de impacto de estilhaços e limalhas.

Protector respiratório, que previne problema pulmonares e das vias respiratórias. deve ser utilizado nos ambientes com poeira, gases, vapor ou fumos nocivos.

Máscara de soldadura, que protege contra impactos de partículas, respingos de produtos químicos, radiação (infravermelha e ultravioleta) e ofuscamento.

Auriculares, que previnem a surdez, o cansaço, a irritação  e outros problemas psicológicos. deve ser usados sempre que o ambiente apresentar níveis de ruido superior aos aceitaveis, de acordo com a norma.

Luvas, que evitam problema de pele, choque elétrico, queimaduras, corte e raspões. Devem ser usadas em trabalhos com soltadura eléctrica, produtos químicos, materiais cortants, asperos, pesados e quentes.

Botas de borracha, que proporcionam isolamento contra Eletricidade e humildade. devem ser utilizadas em ambientes húmidos e em trabalho que exigem contacto com o produtos químicos.

Aventais de couro, que protegem de impactos, gotas de produtos químicos, choque elétrico, queimadura e corte. devem ser usados em trabalhos de soldadura eléctrica,  corte a quente.


Sinais de segurança

No interior e exterior das instalações da empresa, devem existir formas de aviso e informações rápida, que possam auxiliar os elementos da empresa a actuar em conformidade com os procedimentos de segurança.


Sinais de perigo

Indicam situações de risco potencial de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados na instalação, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos.

Tem forma triangular, o conforto e pictograma a preto e o fundo amarelo.

Figura 1

Sinais de proibição

Indicam comportamento proibidos de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados nas instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos.

Têm forma circular, o contorno vermelho, pictograma a preto e o fundo branco.

Figura 2

NB: Grande parte dos acidentes de trabalho ocorre porque os trabalhadores se encontram mal preparado para enfrentar certos riscos. Continua Ler Mais...

4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores