Tarcísio alerta para apagões em São Paulo até 2028 sem intervenção na Enel

Tarcísio alerta para apagões em São Paulo até 2028 sem intervenção na Enel

Tarcísio alerta para apagões em São Paulo até 2028 sem intervenção na Enel

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (21) que a cidade de São Paulo enfrentará frequentes apagões até o término do contrato de concessão da Enel, em 2028, caso não haja intervenção na empresa.

Segundo ele, a concessionária tem falhado em modernizar o sistema elétrico por não ver retorno financeiro, já que os investimentos não resultariam em aumento tarifário.

Tarcísio destacou que a Enel, ao focar apenas em indicadores regulatórios antigos, está deixando de investir em melhorias essenciais, como a modernização de cabos e a contratação de equipes para o restabelecimento de energia. Ele defendeu uma intervenção regulatória, prevista nas leis de concessões e do setor elétrico, como única solução.

O governador criticou a falta de ação por parte da Aneel e do TCU, afirmando que, sem uma intervenção, São Paulo enfrentará mais apagões durante fortes chuvas. Ele reforçou que o contrato de concessão é federal e que o estado e a prefeitura não possuem poder direto sobre a gestão da Enel, apesar de estarem buscando apoio judicial e regulatório.

Tarcísio ainda comparou a situação da Enel com a privatização da Sabesp, destacando os cuidados regulatórios tomados para evitar problemas semelhantes. Leia Mais...

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores