Sinais vitais da Terra entram em fase crítica e imprevisível, alertam cientistas

Sinais vitais da Terra entram em fase crítica e imprevisível, alertam cientistas

Sinais vitais da Terra entram em fase crítica e imprevisível, alertam cientistas

Um relatório anual sobre o estado do clima, conduzido por cientistas de um consórcio internacional liderado pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, conclui que o planeta está entrando em uma fase "crítica e imprevisível" da crise climática.

O estudo, publicado na revista BioScience, destaca a necessidade urgente de ações decisivas para evitar um desastre climático irreversível.

Os pesquisadores alertam que grande parte da estrutura da vida na Terra está ameaçada, e as emissões de combustíveis fósseis atingiram níveis históricos. O documento menciona que os três dias mais quentes já registrados ocorreram em julho deste ano, e o planeta pode ver um aumento de temperatura de até 2,7°C até o final do século, caso as políticas atuais não mudem.

O relatório, liderado por William Ripple, professor da Oregon State University, aponta cinco áreas prioritárias para mudanças: energia, poluição, preservação da natureza, alimentação e economia.

Dados alarmantes revelam temperaturas recordes nos oceanos em 2022 e o verão mais quente do Hemisfério Norte em 2.000 anos.

Além disso, desastres climáticos recentes, como incêndios florestais no Chile e inundações na África, ilustram os impactos devastadores da mudança climática. O crescimento populacional e a criação de ruminantes, como bovinos, também agravam a situação, contribuindo para emissões massivas de gases de efeito estufa. Leia Mais...

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores