Estátua de Eduardo Mondlane será submetida a avaliação técnica após críticas
A estátua de Eduardo Mondlane, inaugurada recentemente na Cidade de Maputo, será avaliada por uma equipe técnica para verificar possíveis erros na sua produção. A decisão foi anunciada pela ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, em resposta às críticas públicas sobre as proporções da escultura, especialmente em relação à cabeça, braços e pernas.
Durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, Materula explicou que a avaliação técnica irá determinar a existência de falhas e, se confirmadas, poderão ser realizadas correções ou, em último caso, a remoção da estátua.
Além disso, será decidido se haverá responsabilizações pelo projeto. Embora os detalhes da composição da equipe técnica ainda não tenham sido divulgados, sabe-se que incluirá especialistas moçambicanos e estrangeiros.
A obra, que custou 22 milhões de meticais, foi acompanhada por representantes da família Mondlane, combatentes da Luta de Libertação Nacional, artistas plásticos e funcionários do Ministério da Cultura e Turismo. No entanto, o artista plástico Pompilio Gemuce, responsável pela estátua, reconheceu a existência de erros, mas defendeu que o alvoroço causado não justifica as falhas encontradas.
A estátua, que começou a ser produzida em Moçambique e foi concluída na China, está no centro de um debate sobre a necessidade de ajustes ou até sua substituição. Leia Mais...