Apuramento parcial das eleições gerais moçambicanas na África do Sul divulgado
Os órgãos eleitorais moçambicanos divulgaram neste fim de semana os primeiros dados do apuramento parcial das eleições gerais e legislativas, realizadas na África do Sul. Com 359 mesas de voto em funcionamento nas nove províncias sul-africanas, os números preliminares oferecem uma visão sobre as escolhas dos eleitores moçambicanos no exterior.
Para a eleição presidencial, foram processados os resultados de 350 mesas, onde Daniel Chapo lidera com 61.337 votos. Lutero Simango obteve 2.315 votos, Venâncio Mondlane 9.291 e Ossufo Momade 2.371. Restam apenas os resultados de 9 mesas: duas em Joanesburgo, três em Pretória, uma na Cidade do Cabo e três em Mbombela.
No que diz respeito à eleição do deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de África, os dados de 347 mesas foram apurados. A Frelimo lidera com 61.025 votos, seguida pela Renamo com 3.817 votos e o MDM com 2.907 votos. Ainda faltam os resultados de 12 mesas, distribuídas entre Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo e Mbombela.
Mais de 215 mil eleitores estavam inscritos para votar na África do Sul, mas apenas cerca de 77 mil compareceram às urnas no dia 9 de outubro.
Apesar do processo ter sido considerado geralmente tranquilo, houve a detenção de cinco membros de mesas de voto e três eleitores em Kuruman, na província do Cabo do Norte, por suposta imigração ilegal. Leia mais...
Tags
.Notícia