Parlamento Europeu Reconhece Edmundo González como Presidente Legítimo da Venezuela
Em uma votação histórica realizada ontem, o Parlamento Europeu (PE) declarou Edmundo González, principal opositor ao regime de Nicolás Maduro, como o legítimo presidente da Venezuela. A decisão, que ocorreu durante uma sessão plenária em Estrasburgo, foi aprovada com 309 votos a favor, 201 contra e 12 abstenções, em resposta às eleições presidenciais de 28 de julho.
A resolução foi apoiada por grupos políticos como o Partido Popular Europeu (PPE), os Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), e os Patriotas pela Europa, liderados por figuras como a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán. A oposição, por sua vez, contesta a vitória de Maduro, solicitando acesso às atas eleitorais para verificar os resultados, que, segundo alegações, indicam sua derrota.
O Parlamento instou os países da União Europeia a garantirem a posse de González em 10 de janeiro de 2025. Além disso, a resolução pede a detenção de Nicolás Maduro por "crimes contra a humanidade e graves violações dos direitos humanos", respondendo a uma demanda do PPE. O governo venezuelano, até o momento, não disponibilizou as atas eleitorais solicitadas. Leia Mais...
Fonte: Folha de Maputo
Tags
.mundo