Aliança dos Estados do Sahel prepara lançamento de passaporte biométrico para facilitar mobilidade
A Aliança dos Estados do Sahel anunciou que está em fase final de preparação para lançar o seu passaporte biométrico, com o objetivo de simplificar as viagens entre os países membros e reforçar a segurança nas fronteiras. A iniciativa, que integra tecnologias avançadas de identificação biométrica, promete acelerar os procedimentos de imigração e promover a mobilidade dentro da região.
O novo documento de viagem beneficiará os cidadãos do Mali, Burkina Faso e Níger, países que formaram a aliança em um pacto de defesa mútua assinado em 16 de setembro de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente da transição do Mali, um dia antes do primeiro aniversário da criação da Aliança dos Estados do Sahel.
O passaporte biométrico deve estar disponível nos próximos meses, facilitando a circulação entre os 72 milhões de habitantes da Confederação dos Estados do Sahel, formada em julho de 2024 após a separação dos três países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). O Mali será o primeiro a presidir a Confederação. Leia Mais...
Fonte: O País
Tags
. Internacional