Venezuela: Oposição clama pelo fim da repressão e apela ao respeito pelos Direitos Humanos


Venezuela: Oposição clama pelo fim da repressão e apela ao respeito pelos Direitos Humanos

Venezuela: Oposição clama pelo fim da repressão e apela ao respeito pelos Direitos Humanos

O partido de oposição venezuelano Primeiro Justiça (PJ) emitiu um apelo urgente ao governo, solicitando que cesse a repressão e as perseguições no país, além de respeitar os Direitos Humanos conforme as demandas de organizações internacionais.

A manifestação do partido ocorre após as eleições presidenciais realizadas em 28 de julho, cujos resultados oficiais, divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), atribuíram a vitória a Nicolás Maduro. No entanto, a oposição contesta esses números, afirmando que seu candidato, Edmundo González Urrutia, obteve quase 70% dos votos. A oposição acusa o CNE de manipulação eleitoral e reivindica uma auditoria independente, que o órgão eleitoral declarou inviável devido a um suposto "ciberataque".

Em meio aos protestos que seguiram a divulgação dos resultados, a repressão estatal deixou um saldo trágico de 25 mortos e mais de 2.400 pessoas detidas, conforme informou o Ministério Público.

Nas redes sociais, o Primeiro Justiça agradeceu o apoio da Missão Internacional Independente de Determinação dos Factos da ONU para a Venezuela, liderada por Marta Valiñas, que condenou as ações repressivas do governo venezuelano. A missão denunciou a "feroz repressão" que instaurou um clima de medo generalizado no país.

Além disso, o partido oposicionista também destacou as preocupações do Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, que criticou as mais de 2.000 detenções arbitrárias e os abusos contra os direitos à liberdade de expressão, reunião pacífica e associação.

A comunidade internacional continua atenta aos desdobramentos na Venezuela, um país com significativa população de origem portuguesa e lusodescendente, que tem enfrentado uma grave crise política e social. Leia Mais...



Fonte: Observador

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores