Venâncio Mondlane defende uso de receitas de mega projetos para desenvolver comunidades
O candidato à Presidência da República, Venâncio Mondlane, afirmou em Inhambane que os lucros obtidos com a exploração de recursos naturais devem ser direcionados para o desenvolvimento local. Segundo Mondlane, esse é um passo essencial para motivar a população e garantir que os benefícios sejam sentidos pelas comunidades. A declaração foi feita no Aeroporto Internacional de Vilankulo, marcando o início de sua pré-campanha na região sul do país.
Mondlane destacou a importância da descentralização fiscal como um meio de assegurar que uma parte significativa das receitas seja investida em projetos locais.
Além disso, o candidato à Presidência enfatizou que a descentralização não deve se limitar à distribuição de dinheiro, mas sim criar oportunidades para a juventude e apoiar o financiamento de seus projetos. Mondlane também defendeu que as empresas que exploram os recursos naturais devem investir na formação de jovens moçambicanos, capacitando-os para competir em igualdade de condições com jovens de outras nações.
Grande parte da mão-de-obra nesses projetos é estrangeira, e isso é uma fragilidade. Os mega projetos precisam investir não só financeiramente, mas também na qualificação da nossa juventude e população, para que, mesmo quando os recursos se esgotarem, a população esteja preparada, acrescentou.
Neste sábado, Venâncio Mondlane tem compromissos nos distritos de Inhassoro, Massinga e na Cidade de Maxixe. Leia Mais...
Fonte: O País
Tags
. Nacional