Durante um comício realizado no posto administrativo de Dombe, distrito de Sussundenga, na província central de Manica, Momade, citado pela Agência de Informação de Moçambique, prometeu acabar com a agricultura de subsistência em todos os distritos e promover um setor agrícola mecanizado e moderno.
Em um périplo de pré-campanha eleitoral iniciado em meados de julho, que antecede o início oficial da campanha em 26 deste mês, com lançamento em 24 de agosto, Momade declarou: A primeira coisa que nós queremos fazer em Moçambique é construir um Moçambique sem fome. Queremos um Moçambique rico, desenvolvido, através da agricultura.
Ele afirmou que, caso seja eleito, distribuirá tratores aos camponeses para fomentar uma agricultura mecanizada, visando aumentar a produção e a produtividade.
Momade criticou as condições do mercado de Dombe, que, segundo ele, precisa de uma transformação profunda para melhorar o saneamento. Observou que, embora os vendedores paguem taxas diárias de ocupação, o dinheiro não é utilizado para melhorias no mercado. “Vocês diariamente são obrigados a pagar taxas aqui pelo Governo. E o que é que fizeram? Falta cimentar aqui. Cada comerciante fez a sua barraca. A função do Governo é só cobrar e meter dinheiro no bolso?”, questionou.
O presidente da Renamo está concorrendo às eleições presidenciais, apoiado pelo seu partido. As eleições presidenciais, legislativas e de governadores estão marcadas para 9 de outubro. Leia Mais...
Leia Também
Fonte: O País