A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um novo relatório que aponta para um aumento significativo na atividade dos insurgentes em Cabo Delgado, Moçambique, com apoio do grupo Estado Islâmico. Segundo o documento, os ataques na região estão se tornando mais sofisticados, incluindo ações em áreas próximas ao maior projeto de gás natural em África.
O relatório, elaborado pela equipe de monitoramento de suporte analítico e sanções do Conselho de Segurança da ONU e citado pela Bloomberg, destaca uma mudança no cenário de segurança em Cabo Delgado, com um aumento de ataques "cuidadosamente orquestrados" nos últimos meses.
Os dados revelam que os rebeldes, que agora operam sob a bandeira do Estado Islâmico, intensificaram suas operações entre janeiro e junho de 2024, indicando um período de maior instabilidade na região. A ONU expressa preocupação com a crescente capacidade dos insurgentes em realizar ataques mais complexos, o que pode representar uma ameaça adicional para os projetos econômicos estratégicos em Cabo Delgado. Leia Mais...
Leia Também:
Fonte: TV Sucesso Facebook