A greve de juízes em Moçambique, que estava prevista para começar hoje, foi suspensa por tempo indeterminado.
A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira pelo presidente da Associação Moçambicana dos Juízes (AMJ), Esmeraldo Matavele, em uma conferência de imprensa.
Segundo Matavele, um dos principais motivos para a suspensão da greve foi a disposição inédita do Governo em iniciar um diálogo sobre os problemas apresentados pela classe. Além disso, ele destacou a relevância da independência financeira do judiciário, que pela primeira vez foi assumida como uma prioridade pelo Estado moçambicano.
Matavele revelou ainda que foi criada uma equipe de trabalho, composta por membros do judiciário, incluindo representantes da AMJ, e do Governo, com a responsabilidade de elaborar uma proposta de lei que será submetida ao parlamento.
O presidente da AMJ também mencionou que o Governo já começou a apresentar propostas para solucionar as questões levantadas, particularmente aquelas relacionadas à Tabela Salarial Única (TSU), que, segundo ele, trouxe sérios problemas para a carreira dos magistrados. Matavele destacou que a TSU resultou em distorções salariais, onde magistrados em categorias superiores acabam recebendo menos do que colegas em categorias inferiores, algo que não ocorria anteriormente. Leia Mais...
Leia Também:
Fonte: O País