Governo Moçambicano Afirma que Respeitará Condenação de Manuel Chang nos EUA
A Ministra da Justiça, Helena Kida, declarou nesta semana que Moçambique cumprirá a decisão judicial norte-americana referente à condenação do ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, envolvido no caso das dívidas ocultas.
Durante um evento do Ministério da Justiça na província de Maputo, Kida enfatizou a importância de respeitar a jurisdição de outros países, indicando que qualquer ação processual adicional deverá ser conduzida no exterior. "É uma decisão tomada, e nós vamos respeitar", afirmou a ministra.
Manuel Chang foi condenado nos Estados Unidos na última quinta-feira, acusado de aceitar subornos e de conspirar para desviar fundos destinados ao desenvolvimento das indústrias de gás natural e pesca de Moçambique. O ex-ministro supostamente embolsou sete milhões de dólares em propinas, transferidos por bancos norte-americanos para contas na Europa.
Detido em dezembro de 2018 na África do Sul, enquanto seguia para o Dubai, Chang foi extraditado para os EUA em 2023, após uma longa disputa judicial entre Moçambique e a sociedade civil, que pressionava pela sua extradição para os Estados Unidos.
Embora rejeite as acusações e aponte o Presidente Filipe Nyusi como responsável pela aprovação das garantias bancárias que viabilizaram as dívidas, a condenação de Chang marca um capítulo crucial no escândalo que abalou Moçambique em 2016, quando dívidas não declaradas no valor de 2,7 mil milhões de dólares foram reveladas.
A defesa de Chang já anunciou que recorrerá da decisão. Enquanto isso, o governo moçambicano aguarda o anúncio da pena nos Estados Unidos, reafirmando seu compromisso em cumprir as decisões judiciais Internacionais. Leia Mais...
Fonte: TVSucesso (Facebook)
Tags
.Nacional