Governo Moçambicano Afirma que Respeitará Condenação de Manuel Chang nos EUA

Governo Moçambicano Afirma que Respeitará Condenação de Manuel Chang nos EUA

Governo Moçambicano Afirma que Respeitará Condenação de Manuel Chang nos EUA

A Ministra da Justiça, Helena Kida, declarou nesta semana que Moçambique cumprirá a decisão judicial norte-americana referente à condenação do ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, envolvido no caso das dívidas ocultas.

Durante um evento do Ministério da Justiça na província de Maputo, Kida enfatizou a importância de respeitar a jurisdição de outros países, indicando que qualquer ação processual adicional deverá ser conduzida no exterior. "É uma decisão tomada, e nós vamos respeitar", afirmou a ministra.

Manuel Chang foi condenado nos Estados Unidos na última quinta-feira, acusado de aceitar subornos e de conspirar para desviar fundos destinados ao desenvolvimento das indústrias de gás natural e pesca de Moçambique. O ex-ministro supostamente embolsou sete milhões de dólares em propinas, transferidos por bancos norte-americanos para contas na Europa.

Detido em dezembro de 2018 na África do Sul, enquanto seguia para o Dubai, Chang foi extraditado para os EUA em 2023, após uma longa disputa judicial entre Moçambique e a sociedade civil, que pressionava pela sua extradição para os Estados Unidos.

Embora rejeite as acusações e aponte o Presidente Filipe Nyusi como responsável pela aprovação das garantias bancárias que viabilizaram as dívidas, a condenação de Chang marca um capítulo crucial no escândalo que abalou Moçambique em 2016, quando dívidas não declaradas no valor de 2,7 mil milhões de dólares foram reveladas.

A defesa de Chang já anunciou que recorrerá da decisão. Enquanto isso, o governo moçambicano aguarda o anúncio da pena nos Estados Unidos, reafirmando seu compromisso em cumprir as decisões judiciais Internacionais. Leia Mais...


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores