Especialistas Pedem Ações Urgentes para Conter Mortes por Mpox na África


Especialistas Pedem Ações Urgentes para Conter Mortes por Mpox na África

Especialistas Pedem Ações Urgentes para Conter Mortes por Mpox na África


O recente surto de Mpox (varíola dos macacos) já causou mais de 500 mortes e infectou mais de 17 mil pessoas em África, provocando alarme entre especialistas de saúde. Na quinta-feira, a Suécia registrou seu primeiro caso da nova variante mortal, aumentando a preocupação global e destacando a urgência de uma resposta internacional coordenada.

O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) declararam o surto como uma emergência de saúde pública. A maioria dos casos e óbitos foi registrada na República Democrática do Congo (RDC), mas os especialistas temem que o número real de infecções seja maior devido à limitada capacidade de diagnóstico, especialmente nas áreas rurais, onde apenas 24% dos casos suspeitos foram testados.

Na Europa, apesar do primeiro caso na Suécia, as autoridades afirmam que o risco para a população geral permanece baixo. Entretanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a necessidade de uma melhor preparação global para mitigar o impacto do Mpox.

Especialistas de saúde, como Jaime Garcia-Iglesias, da Universidade de Edimburgo, e Trudie Lang, da Universidade de Oxford, destacaram a importância de aumentar a capacidade de diagnóstico e investir em pesquisa e vacinas, especialmente na África, onde a falta de recursos contribuiu para a propagação do surto. Ambos apelaram por intervenções rápidas para evitar uma maior escalada da crise.

O surto já atingiu pelo menos 13 países africanos, incluindo aqueles que não tinham registrado casos recentes de varíola, como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda. Os especialistas insistem na necessidade de ações antecipadas para prevenir mais mortes e controlar a disseminação da doença. Leia Mais...





Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores