“Boss Navara” Condenado a 27 Anos de Prisão por Crimes de Caça Furtiva e Outros Delitos
O Tribunal Judicial da Província de Maputo sentenciou Ernesto Valoi, conhecido como “Boss Navara”, a 27 anos de prisão na última sexta-feira.
Além da pena de prisão, Valoi foi condenado a pagar uma multa de 16 anos e a indenizar o Estado em 11 milhões de meticais. Seus bens, avaliados em 9 milhões de meticais, também foram confiscados a favor do Estado.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), Valoi é um dos maiores caçadores furtivos de Moçambique. O tribunal considerou provados vários crimes, incluindo compra e venda de espécies protegidas, associação criminosa, e branqueamento de capitais.
Paulo Zucula, co-réu no caso, recebeu uma sentença de 24 anos de prisão, 16 anos de multa, e foi condenado a pagar 4 milhões de meticais em indenização ao Estado, além da perda de bens avaliados em 17 milhões de meticais.
Após três adiamentos, o veredito foi finalmente anunciado em 16 de agosto de 2024. Os réus, Valoi e Zucula Júnior, foram julgados por uma série de crimes que incluíam associação criminosa, uso de armas proibidas, financiamento ao terrorismo, e caça furtiva, entre outros.
O julgamento, conhecido como “Caso Navara”, teve início em 26 de dezembro de 2023. Leia Mais...
Leia Também:
Fonte: Folha de Maputo
Tags
.Nacional