A Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE), em Gaza, apreendeu cerca de meia tonelada de peixe deteriorado que estava sendo vendido nos mercados de Xai-Xai, colocando em risco a saúde pública.
A comercialização de produtos estragados ou fora da validade é proibida por lei para proteger os direitos do consumidor. Em uma operação conjunta da INAE, Polícia da República de Moçambique (PRM) e Polícia Municipal (PM) de Gaza, a venda de peixe podre foi flagrada e interrompida nos mercados de Xai-Xai, resultando na incineração do produto impróprio.
O delegado provincial da INAE em Gaza, Nelson Chamo, explicou que a ação foi motivada por denúncias recorrentes sobre a venda de mariscos deteriorados. As equipes foram ao local para interromper a prática de comerciantes que colocavam a saúde pública em perigo para obter lucro.
Nelson Chamo garantiu que as inspeções continuarão, não apenas para combater a venda de produtos estragados, mas também de itens vencidos. Ele fez um apelo para que os consumidores fiquem atentos e denunciem casos suspeitos de venda de produtos inadequados para consumo humano. Leia Mais...
Fonte: TV Sucesso