Autoridades de Saúde em Alerta na Índia Após Morte por Vírus Nipah


Autoridades de Saúde em Alerta na Índia Após Morte por Vírus Nipah

No estado de Kerala, sul da Índia, as autoridades estão adotando medidas preventivas rigorosas após a morte de um adolescente de 14 anos pelo vírus Nipah e a identificação de 60 pessoas em alto risco de infecção, informou o ministro da saúde estadual no domingo (21).

Kerala está entre as áreas mais suscetíveis a surtos do vírus Nipah, conforme apontado por uma investigação da Reuters no ano passado. Transmitido por morcegos frugívoros e animais como porcos, o vírus pode causar febre letal e encefalite nos seres humanos.

Classificado como patógeno prioritário pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Nipah tem potencial para desencadear epidemias. Atualmente, não há vacina nem tratamento específico para a infecção.

"O menino infectado faleceu no domingo após uma parada cardíaca", declarou Veena George, ministra da saúde de Kerala, em língua malaiala.

Anteriormente, no sábado, George anunciou a criação de 25 comitês para identificar e isolar pessoas possivelmente infectadas como parte das medidas de controle do vírus.

O Dr. Anoop Kumar, diretor de medicina de cuidados críticos no Aster MIMS Hospital em Calicute, confirmou um caso positivo de Nipah em um estudante, e as pessoas em contato com ele estão sob vigilância.

"A chance de um surto nesta fase é mínima", afirmou Dr. Kumar, acrescentando que a situação será monitorada nos próximos sete a dez dias.

Segundo um comunicado oficial, 214 pessoas estão na lista de contatos principais do menino, das quais 60 são consideradas de alto risco. Salas de isolamento foram estabelecidas em instituições de saúde para tratar esses pacientes.

Os familiares do adolescente falecido estão em observação em um hospital local, após um caso confirmado do vírus Nipah em Malappuram, cidade a cerca de 350 quilômetros. Outros possíveis infectados foram orientados a se isolarem em casa.

O governo estadual está empenhado em rastrear e isolar todos os afetados para conter a propagação do vírus. Desde sua primeira aparição em Kerala em 2018, o Nipah tem sido responsável pela morte de dezenas de pessoas no estado.

Identificado pela primeira vez há 25 anos na Malásia, o vírus causou surtos também em Bangladesh, Índia e Singapura. Leia Mais...

Fonte: TVSucesso

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores